Sócio do Leite, Tosto e Barros, do advogado Ricardo Tosto, já publicou obra sobre contabilidade internacional na tributação da renda.

Sim, entre os sócios do Leite, Tosto e Barros Advogados também existem autores. Um exemplo é o advogado, especializado em Direito Tributário, Carlos Henrique Crosara Delgado.  Foi ele quem escreveu o livro “”, publicado pela editora Lumen Juris e lançado ainda em 2017, no final do mês de outubro, na Livraria da Vila, em São Paulo.

Com 316 páginas, a publicação de Delgado apresenta questões de alta indagação jurídica e com bastante repercussão econômica. Segundo o que divulgou, ainda no final do ano passado, o Portal de notícias Terra, os efeitos da nova contabilidade internacional na tributação da renda é um tema complexo que interessa bastante para doutrina nacional e internacional.

Na obra, os leitores vão encontrar, por exemplo, aspectos referentes à maneira pela qual o modelo contábil International Financial Reporting Standards (IFRS) trouxe desafios aos operadores do direito tributário. Mas não só isso. Carlos Henrique Crosara Delgado também abordou em seu livro o desafio de reestudar o conteúdo, o alcance e a extensão do fato gerador do imposto sobre a renda — isso apoiado no Código Tributário Nacional (CTN) e na Lei nº. 12.973/2014.

Ainda, o autor — que no Leite, Tosto e Barros Advogados atua, principalmente, nas áreas do contencioso e tributário — expõe em sua publicação que os novos alicerces da contabilidade possuem a capacidade de contribuir com uma identificação mais exata da renda a ser tributada. Fato que, segundo ele, resulta em uma tributação mais adequada, justa e respaldada no princípio da capacidade contributiva.

Para quem não sabe quem é Delgado, vale registrar que em direito ele é graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) — a especialização na área Tributária veio pela mesma instituição de ensino. O autor “Contabilidade IFRS e IRPJ – Efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda” também é mestre em Direito Tributário, pela Universidade de São Paulo (USP) e possui a titularidade do Certificate in Business Administration (CBA), fornecida pelo Ibmec/Insper.

Apesar de, hoje, estar ligado principalmente nos campos tributário e contencioso, Carlos Henrique Crosara Delgado já atuou em diferentes campos jurídicos — entre eles, exercendo o cargo de gerente substituto no setor jurídico de uma multinacional. Na equipe do Leite, Tosto e Barros, Delgado já participou, por exemplo, da elaboração de defesas e recursos administrativos que envolviam importantes autuações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) contra algumas empresas pertencentes a um importante grupo do setor sucroalcooleiro.

Já para quem não conhece o escritório de direito Leite, Tosto e Barros, do advogado Ricardo Tosto, vale destacar que este se trata de um empreendimento que possui — entre estrutura Back Office e advogados — mais de 300 colaboradores distribuídos por suas sedes, em Brasília e São Paulo. Além disso, o negócio conta também com parcerias estratégicas nos principais centros econômicos do Brasil e no exterior.

Por sua vez, o setor jurídico do Leite, Tosto e Barros Advogados é integrado por 36 membros e mais um consultor — o especialista em Direito Empresarial com ênfase em Previdência Complementar e Saúde Suplementar, Paulino Brancato Neto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s